Cerveja cresce em ocasiões fora de casa, mas perde 1,1 milhão de consumidores

comportamento consumo cerveja brasil
Relatório

Estudo da Worldpanel by Numerator apresenta novo retrato do consumo da bebida no Brasil

Na primeira sexta-feira de agosto, é comemorado o Dia Internacional da Cerveja, uma data que celebra a paixão mundial pela bebida. No Brasil, embora o hábito de consumir cerveja fora de casa ainda seja forte, o setor vive um momento de oscilação no número de consumidores.

Segundo o estudo Brand Footprint Brasil 2025, da Worldpanel by Numerator, 63% dos brasileiros ainda consomem cerveja fora do lar, com destaque para São Paulo e Rio de Janeiro, onde esse índice ultrapassa os 70%. No entanto, entre agosto e dezembro de 2024, houve uma queda de 1,1 milhão de consumidores em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Apesar da redução no público, o número de ocasiões de consumo fora de casa cresceu 20%, totalizando mais de 41,4 milhões. Isso mostra que quem consome, o faz com maior frequência. O gasto médio anual por pessoa é de R$ 145, com cerca de quatro idas por ano.

Motivações e tendências de consumo

Entre os principais motivos que levam os brasileiros a consumir cerveja fora de casa estão o apreço pelo sabor, citado por 43% dos entrevistados, seguido pelo desejo de matar a vontade (14%) e o hábito (14%). Além disso, há uma tendência crescente de experimentar novos sabores, com aumento de 35% nas unidades consumidas com esse propósito.

Perfil dos consumidores e comportamento de compra

O consumo é liderado por Millennials (nascidos entre 1981 e 1996), Geração X (1965 a 1980) e Baby Boomers (1946 a 1964), que juntos representam mais de 70% das ocasiões. Já o delivery de cerveja representa 10% das compras, com picos à noite e na madrugada, especialmente entre as classes AB, que concentram 42% das ocasiões.

Marcas de cerveja mais escolhidas no Brasil

As marcas líderes em Consumer Reach Points (CRP) são a Brahma, com 113,9 milhões de CRPs, seguida por Antarctica (93,8 milhões), Skol (76,0 milhões), Heineken (52,4 milhões) e Itaipava (33,4 milhões).

A categoria de cervejas tem muitos fãs ao redor do Brasil, mas para estar no topo desse universo, é preciso ter uma estratégia certeira. Fale com nossos especialistas para entender como a sua marca pode se destacar no nosso ranking.

 
Entre em contato