O ano de 2024 foi um período de profundas mudanças e transformações para o mercado de FMCG na América Latina. Com crescimento por nove trimestres consecutivos, a região apresentou oportunidades únicas, desafios diversos e lições cruciais para enfrentar 2025.
O impacto dos novos lares no mercado de bens de consumo massivos
Um dos principais impulsionadores do crescimento em 2024 foi o aumento de novos domicílios, um fenômeno que supera o crescimento populacional geral. Cada nova família gera, em média, uma despesa anual de US$ 1.500 em bens de consumo de alto giro, pelo menos 3 vezes mais do que um novo integrante nas famílias existentes.
A relação entre bem-estar e consumo na América Latina
Outro fator determinante foi a conexão entre bem-estar e padrões de compra. Em países onde os consumidores relataram melhores níveis de saúde física e mental, os volumes de FMCG cresceram mais rapidamente.
A Colômbia é o país que relata o melhor bem-estar da região com 68% e, ao mesmo tempo, tem o maior crescimento no consumo de FMCG com 7,7% no primeiro semestre de 2024. Esta é uma informação do estudo Decoding Wellness #BodyMindPlanet 2024, que você pode conhecer aqui.
Omnichannel consolida sua relevância no FMCG
A omnicanalidade atingiu um novo nível de consolidação em 2024. Embora a frequência de visitas a múltiplos canais tenha se estabilizado, os consumidores ainda mostram preferência por opções como e-commerce e lojas de desconto. Esses formatos lideram o crescimento em volume, enquanto os canais tradicionais enfrentam o desafio de permanecer relevantes em um mercado mais fragmentado.
Saiba mais em nosso vídeo sobre tendências de FMCG
Essas tendências são apenas um resumo de tudo o que marcou 2024. Em nosso vídeo "10 principais insights sobre as tendências de consumo da América Latina em 2024", fornecemos dados e análises importantes que prepararão você para enfrentar os desafios de 2025.